Weby shortcut
Topo

Área de Concentração

Atualizado em 26/11/14 16:03.

Performances Culturais

 

As performances culturais constituem-se como forma interdisciplinar e multidisciplinar de produção de conhecimento científico e artístico,  que visam compreender, através de diferentes abordagens, a diversidade expressiva humana, numa visão transcultural, transversal e transdisciplinar.

Estas diversidades expressivas podem ser rituais, cerimônias, jogos, festas, carnavais, teatro, poesia, atos da vida cotidiana, que se apresentam na oralidade, na escrita, na sonoridade ou em registros midiáticos, seja em forma institucionalizada ou espontânea, religiosa ou laica, apresentam um jogo simbólico de representações culturais.

As investigações sobre as performances culturais compreendem as análises sócio-antropológicas, estéticas e históricas que se utilizam dos estudos culturais, e, por meio de lentes interdisciplinares, os examinem como um conjunto contraditório de atos e forças sociais.

Performances culturais são atos da vida humana, que em si explicam a própria vida, e que devem ser experienciados, vividos, registrados e construídos em processo de análise. As performances culturais são, principalmente e em última instância, o "próprio ato" da experiência".

Listar Todas Voltar