Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência

Viola Spolin

Olá! É com muita alegria que venho lhe convidar para o lançamento do livro: “Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência” de autoria de Karine Ramaldes e Robson Corrêa de Camargo.

O livro é prefaciado por nossa importante introdutora dos Jogos Teatrais no Brasil, a professora Dr. Ingrid Dormien Koudela.

Lançamento: 19/05/2017

Horas: 20h

Local:Vivace Escola de Teatro e Dança (R. T-35, 2179 - St. Bueno, Goiânia – GO)

*Convite anexo

Sinopse do livro: Quais são as bases teóricas dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin? Com que pensamento dialogava esta prática teatral? Qual o significado da experiência no teatro improvisacional? Como os jogos teatrais se constroem como experiência significativa? Como o teatro pode contribuir para a educação contemporânea na realidade de nossas escolas?

Estas são algumas das questões que este trabalho se propõe a refletir. Procura compreender os jogos teatrais em sua gênese, buscando aprofundar nossa experiência educacional contemporânea e brasileira. Na perspectiva da pedagogia do teatro, investiga relações entre o ato da experiência e a metodologia improvisacional dos jogos teatrais. Estabelece relações entre a metodologia dos jogos teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906-1994) e os conceitos de experiência tal como desenvolvidos por William James (1842-1910) e John Dewey (1859-1952), parte das reflexões estabelecidas pela escola de Chicago.

O presente livro é fruto das discussões estabelecidas entre os autores dentro do programa de mestrado interdisciplinar em performances culturais da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2012 a 2016.

Fonte : Prof. Robson